quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Osteopatia na Dor da Coluna


>






A osteopatia é um tratamento recente surgido nos Estados Unidos, cujo criador foi o Dr. Andrew Taylor-Still (1828-1917).

A definição de osteopatia é: uma abordagem diagnóstica e terapêutica das disfunções de mobilidade tissulares em geral, e articular, em particular, no quadro de suas participações no aparecimento da doença.

O Fisioterapeuta Osteopata é o profissional de fisioterapia que se especializou em osteopatia. Ele utiliza sua capacidade de diagnóstico e técnicas manuais para atuar no tratamento de dores ciáticas, lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, dores nos ombros, contraturas musculares, tensões, distúrbios da articulação temporo-mandibular (ATM), entre muitas outras. 

O Fisioterapeuta Osteopata também pode te ajudar a se recuperar de problemas decorrentes de acidentes, quedas, fraturas ou cirurgias. E o melhor: antes de te orientar, ele fará uma avaliação assertiva com o raciocínio osteopático!

As técnicas de manipulação fazem parte de um conjunto de manobras que pertencem ao acervo da prática da terapia manual, especialidade da fisioterapia em que os instrumentos de trabalho são as mãos.

As técnicas de manipulação são, geralmente, uma forma de tratamento seguro, com alto grau de aceitação e satisfação por parte dos pacientes.

A utilização das técnicas produz um efeito indolor e promove o aumento da amplitude de movimento no segmento a ser manipulado, ao mesmo tempo em que atua nos mecanismos neurofisiológicos da diminuição da dor, possibilitando o ganho de mobilidade em áreas restritas do sistema musculoesquelético, o que contribui para um realinhamento postural.

Uma das características significantes e principais benefícios da manipulação articular na prática clínica é o seu efeito imediato sobre a dor, ou seja, a imediata hipoalgesia pós-manipulação.

Outra característica que se destaca na osteopatia é a forma holística ou global que esta técnica utiliza no tratamento de várias patologias osteo-mio-articulares, como a cervicalgia e a dorsalgia.


Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário