O campo de tratamento da osteopatia é muito amplo pois ele abrange todo o corpo humano. Esta pode tratar as doenças mais frequentes, nomeadamente ciáticas, lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, escolioses, hérnias discais e torcicolos. Podem ser tratados também entorses, tendinites, epicondilites, síndromes do túnel cárpico, dores nos ombros, problemas da articulação temporo-mandibular (ATM) e tensões e contraturas musculares.
A osteopatia é indicada para todos, esportistas ou não. Desde sua forma preventiva até a sua forma curativa, é um tratamento que funciona muito bem. Costuma-se atuar no nível subclínico, o corpo às vezes tem algumas alterações que não são manifestadas de maneira intensa. A consulta permite que esses desequilíbrios sejam tratados antes que se tornem algo mais sério. É um tratamento realizados por fisioterapeutas especializados.
A Osteopatia e o Esporte
Inúmeros atletas de alto nível se beneficiam com o tratamento de Osteopatia para manterem-se na melhor forma possível (tenistas, jogadores de futebol, de basquete, maratonistas, etc). Lesões osteopáticas prejudicam a perfeição dos gestos técnicos, diminuem a performance e podem criar lesões mais graves a longo prazo. Tratar as cadeias musculares e normalizar as funções finas articulares permite restaurar a harmonia e a eficácia dos gestos esportivos. Certos esportes como tênis, futebol ou as artes marciais provocam frequentemente distensões musculares e bloqueios vertebrais, que podem ser tratados pela Osteopatia, o que ocorre também com as bailarinas, muito expostas a problemas mecânicos. Nas competições internacionais, é comum as equipes contratarem um osteopata para cuidar dos atletas.
A osteopatia esclarece que o tratamento interessante para quem corre. A Corrida é um esporte de alto impacto. Não é incomum que o osso navicular 'desça' por conta desse impacto, assim causando uma fascite plantar e uma sobrecarga no pé. O osteopata é capaz de reposicionar essa baixa do navicular antes que surja essa inflamação na planta do pé.
Para finalizar, é importante salientar que a Osteopatia é um método de tratamento que usa a Terapia Manual como ferramenta. Se você quiser conhecer e saber mais sobre outros métodos, inclusive com cursos de outras Terapias Manuais, clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário