quinta-feira, 8 de julho de 2021

Osteopatia para Esportistas


>






O campo de tratamento da osteopatia é muito amplo pois ele abrange todo o corpo humano. Esta pode tratar as doenças mais frequentes, nomeadamente ciáticas, lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, escolioses, hérnias discais e torcicolos. Podem ser tratados também entorses, tendinites, epicondilites, síndromes do túnel cárpico, dores nos ombros, problemas da articulação temporo-mandibular (ATM) e tensões e contraturas musculares.

A osteopatia é indicada para todos, esportistas ou não. Desde sua forma preventiva até a sua forma curativa, é um tratamento que funciona muito bem. Costuma-se atuar no nível subclínico, o corpo às vezes tem algumas alterações que não são manifestadas de maneira intensa. A consulta permite que esses desequilíbrios sejam tratados antes que se tornem algo mais sério. É um tratamento realizados por fisioterapeutas especializados.

A Osteopatia e o Esporte

Inúmeros atletas de alto nível se beneficiam com o tratamento de Osteopatia para manterem-se na melhor forma possível (tenistas, jogadores de futebol, de basquete, maratonistas, etc). Lesões osteopáticas prejudicam a perfeição dos gestos técnicos, diminuem a performance e podem criar lesões mais graves a longo prazo. Tratar as cadeias musculares e normalizar as funções finas articulares permite restaurar a harmonia e a eficácia dos gestos esportivos. Certos esportes como tênis, futebol ou as artes marciais provocam frequentemente distensões musculares e bloqueios vertebrais, que podem ser tratados pela Osteopatia, o que ocorre também com as bailarinas, muito expostas a problemas mecânicos. Nas competições internacionais, é comum as equipes contratarem um osteopata para cuidar dos atletas.

Osteopatia para Corredores

A osteopatia esclarece que o tratamento interessante para quem corre. A Corrida é um esporte de alto impacto. Não é incomum que o osso navicular 'desça' por conta desse impacto, assim causando uma fascite plantar e uma sobrecarga no pé. O osteopata é capaz de reposicionar essa baixa do navicular antes que surja essa inflamação na planta do pé.

Para finalizar, é importante salientar que a Osteopatia é um método de tratamento que usa a Terapia Manual como ferramenta. Se você quiser conhecer e saber mais sobre outros métodos, inclusive com cursos de outras Terapias Manuaisclique aqui!


Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário