quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Como ser um profissional de Osteopatia?


>







A Osteopatia é um método diagnóstico e terapêutico manual das disfunções de mobilidade articular e tecidual em geral, no que consiste em sua participação no aparecimento das enfermidades. Este método baseado no conhecimento profundo da anatomia, fisiologia e biomecânica do corpo foi criado pelo médico americano Dr. Andrew Taylor Still em 1874. Desde então a Osteopatia foi difundida para vários países, sendo que no Brasil é reconhecida como uma especialidade da Fisioterapia (RESOLUÇÃO Nº 220, 23 de maio de 2001.)

Para os profissionais da área da saúde, conhecer novos e diferentes métodos de tratamento é fundamental para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. A Osteopatia, por exemplo, pode ser um verdadeiro diferencial competitivo para que você conquiste mais clientes, alavanque a sua carreira e coloque o seu currículo profissional em destaque no mercado.

Baseado nestes princípios, o foco do tratamento Osteopático é detectar e tratar as chamadas Disfunções Somáticas, que correspondem à diminuição de mobilidade tridimensional de qualquer elemento conjuntivo, caracterizadas por restrições de mobilidade (hipomobilidades).

Apesar de não ser tão difundida no Brasil, a Osteopatia Clínica é um tratamento cada vez mais procurado por pacientes e pode servir como um diferencial competitivo para quem quer se destacar no mercado da saúde. Especializar-se no assunto também pode abrir inúmeras oportunidades de trabalho para que você cresça profissionalmente.

As oportunidades de atuação para  quem se formou em Fisioterapia, podem ser ampliadas com uma especialização. Além disso, a Resolução nº 220 de 23 de maio de 2001, do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, exige uma especialização própria para se tornar um osteopata.

O objetivo dessa resolução era evitar que profissionais atuassem com a Osteopatia sem o controle ético institucional específico. Sendo assim, foi estabelecido que apenas profissionais com certificados de instituições de ensino reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) podem atuar com essa técnica.

Além disso, é preciso que o curso seja composto por uma carga horária mínima de 1.500 horas, sendo 500 delas destinadas exclusivamente a atividades práticas. A duração mínima do curso deve ser de 2 anos. Tudo isso contribui para um controle mais rígido da profissão e valoriza aqueles profissionais que escolheram uma especialização.

Quando utilizada corretamente por um profissional devidamente qualificado e habilitado, a Osteopatia além de não produzir efeitos colaterais, costuma gerar uma resposta terapêutica rápida e segura, proporcionando a diminuição ou eliminação das dores e o restabelecimento da homeostasia natural.



Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário