A artrose é um processo no qual há uma degeneração da cartilagem. Nas fases inicias da artrose a cartilagem torna-se mais áspera, aumentando o atrito durante a movimentação da articulação. A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos.
Este atrito nas articulações provoca uma inflamação da mesma, que se caracteriza por um quadro de artrite, daí o nome de osteoartrite (artrite = inflamação da articulação). Existem cerca de 100 doenças que podem causar artrite; a artrose (osteoartrite) é a mais comum.
A osteopatia é uma forma de tratamento que melhora e muitos as condições dolorosas da coluna cervical e dos membros superiores.
Através de técnicas de manipulação, stretching, mobilização, tratamentos para a ATM, e mobilidade para visceras, aos poucos o osteopata vai melhorando a mecânica dessas articulações, órgãos e tecidos, fazendo com que os sintomas venham regredindo a medida do tempo.
Uma das principais preocupações dos pacientes é o medo da manipulação cervical. É importante saber a anatomia para se ter certeza de fazer o movimento correto e evitar as contra indicações dessa forma de tratamento tão eficaz.
A Osteopatia, como preconiza uma abordagem global, na avaliação ao seu problema cervical irá sempre tentar encontrar qual ou quais as zonas do seu corpo que poderão justificar a sintomatologia. Muito frequentemente, a dor no pescoço poderá ser tratada abordando diversas zonas à distância como a coluna torácica, o ombro, o crânio ou até mesmo uma víscera que apresente alterações na sua mobilidade. Para tal, o osteopata irá realizar técnicas articulatórias, manipulativas, funcionais, de alongamento muscular, entre outras que irão direta ou indiretamente influenciar de forma positiva a dor no pescoço. Esta abordagem de globalidade irá proporcionar a manutenção dos resultados obtidos a longo-prazo e não apenas um alívio limitado no tempo.
O tratamento através da osteopatia é muito efetivo para as condições dolorosas da coluna cervical e dos membros superiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário