sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Um pouco da história da Osteopatia


>





A história da osteopatia se inicia no final do século 19. Andrew Tailor Still era médico-cirurgião e percebeu que suas ferramentas de trabalho eram limitadas após perder vários de seus pacientes no período em que serviu seu país, na Guerra Civil Americana.

Além disso, viu três de seus filhos morrerem, vítimas de meningite. Still se inquietou com tal situação e passou a estudar e relacionar as doenças com disfunções do sistema músculo-esquelético. Basicamente, notou que alterações nesse sistema eram responsáveis pela instalação de processos patológicos. Dessa forma, passou a corrigí-los e, assim, evitar lesões corporais. À medida em que ia tratando seus pacientes, a partir de então sem o uso de remédios, ficava conhecido por todo o território americano como o "médico que não utiliza medicamentos".

Sua fama se espalhou e seu método de trabalho foi intitulado "Osteopatia" em 1885. Em 1892, fundou a primeira escola de osteopatia, com o nome "The American School of Osteopathy", em Kirksville. Desde então, a filosofia é difundida por todo o mundo.

Osteopatia é uma das especialidades da fisioterapia, apesar de poder ser praticada por médicos, que mais cresceu nos últimos 30 anos. Em 1978, foi fundada a "International Federation of Orthopedic Manipulative Therapy (IFOMT)", a primeira subdivisão da "World Confederation for Physical Therapy (WCPT)." Com a formação desta associação, a prática da osteopatia começou a ficar intensamente popular.

Andrew Still deixou seus princípios básicos para a prática da Osteopatia:

• A estrutura determina a função: consideramos ossos, músculos, fáscias, glândulas, vísceras, pele, etc, como estruturas, e cada uma com a sua função específica. Doenças não se desenvolvem se essas estruturas estiverem na mais perfeita harmonia e bom funcionamento;

• A unidade do corpo: o corpo humano tem a propriedade de encontrar e reencontrar seu equilíbrio físico e mental, ou seja, seu eixo. É isso o que denominamos homeostasia. Still situou esta unidade ao nível do sistema miofascioesquelético, que é capaz de armazenar os traumas que sofre;

• A autocura: o corpo tem o poder de evitar e eliminar doenças, desde que os meios não estejam bloqueados devido à desarmonia;

• A lei da artéria: segundo Still, esta era a sua lei principal. O sangue é o meio de transporte de todos os elementos e é o que assegura a imunidade natural. O seu bloqueio gerará uma circulação deficiente, resultando num retorno venoso lento, provocando paralisações venosas, acúmulo de toxinas e debilitando o órgão, permitindo o aparecimento de enfermidades.

O tratamento com Osteopatia consiste na harmonização dos sistemas corporais. Pauta-se tudo através do "princípio da auto-cura", que diz que o corpo tem a capacidade única de se auto-regular, diante de um processo patológico que o atingiu. Sendo assim, cabe ao fisioterapeuta analisar qual sistema corporal está afetado e, consequentemente, gerando um processo patológico, para através de suas mãos, restabelecer o equilíbrio, melhorar sua função e inibir esse ciclo nocivo.


Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário