A osteopatia é um método que organiza o seu corpo. Imagine que suas articulações são engrenagens - que se desgastam e viciam - e vai ser fácil de entender. Colocar as engrenagens do corpo no lugar é a meta; manipular diretamente essas engrenagens é o método; e o resultado: mais capacidade de movimento e menos dor. Pronto, você já começa a compreender o que é a osteopatia, uma técnica de fisioterapia que reequilbra a biomecânica corporal colocando as articulações para se mexer.
Para que serve a Osteopatia?
- O corpo é único, portanto a terapia não pode se concentrar sobre a área dolorida, mas sobre todo o corpo
- A função depende da estrutura, não podemos pensar tratar o joelho como se ele tivesse a mobilidade do ombro
- A Osteopatia não cura, mas coloca o corpo em condição de curar-se sem tratamento
- A lei da artéria: um distúrbio que retarda ou interrompe o fluxo de sangue nas artérias pode causar distúrbios musculoesqueléticos. Também devemos tratar os vasos sanguíneos que são estruturas feitas de tecido conjuntivo e muscular
Utilizando somente as mãos, a Osteopatia é indicada no tratamento das disfunções do corpo humano. Como exemplo, podemos citar as lesões musculares e articulares, as que se relacionam aos sistemas circulatório e nervoso, aos órgãos internos e ao sistema conjuntivo.
Os efeitos da manipulação da coluna vertebral osteopática são:
- Eliminar espasmos musculares
- Alinhar as articulações entre as facetas articulares para permitir a rolagem correta das vertebras entre elas
- Restaurar o normal fluxo sanguíno
- Restaurar o limiar da dor anterior00
Quais são as indicações?
A Osteopatia é indicada para a dor nas articulações, músculos, ligamentos, nervos e discos intervertebrais, etc. Alguns desequilíbrios funcionais podem ser resolvidos com a Osteopatia; doenças como gastrite, hérnia hiatal, prisão de ventre, incontinência urinária, asma, dores menstruais e doenças dos órgãos genitais.
Pessoas de todas as idades, do recém-nascido ao idoso, acometidas de dores lombares, torácicas, cervicais, dores de cabeça, cólicas menstruais, ciatalgias, alterações funcionais digestivas e respiratórias, lesões relacionadas ao trabalho e ao esporte, além de outras, podem consultar um Osteopata e se beneficiar de um tratamento manual não invasivo.
Boa sorte!
Publicada em 27/01/15 e revisada em 20/10/20
Nenhum comentário:
Postar um comentário