quarta-feira, 8 de junho de 2022

Osteopatia na Lombalgia Crônica


>




Osteopatia: o que é, para quem serve e como tratar - Centro Winner

 

A osteopatia como um tipo de tratamento da terapia manual, em pacientes com lombalgia crônica tem abordagem eficaz em normalizar e equilibrar as funções musculoesqueléticas e viscerais, contribuindo para a eliminação do quadro álgico e a diminuição da progressão do processo degenerativo. As manipulações dos tecidos são instrumento a serviço dos terapeutas manuais, permitindo diagnóstico palpatório de bloqueios tissulares e articulares, chamados de lesões ou disfunções.

Através do raciocínio do terapeuta, as informações obtidas e observadas são captadas e associadas à patologia funcional a ser tratada. Considera-se que tal raciocínio seja de suma importância, pois cabe ao terapeuta, além de definir a conduta adequada, acompanhar detalhadamente o processo vivenciado e as possíveis alterações a serem realizadas, de acordo com as respostas fornecidas pelo paciente, durante as técnicas empregadas em cada sessão.  Outro recurso é mobilização de baixa amplitude, técnica articulatória baseada nos movimentos passivos e repetitivos podendo utilizar um movimento rápido e curto no final da amplitude, para mobilizar articulações.

Curso Reabilitação Vestibular

A mobilização foi realizada nas vértebras torácicas para a melhoria de amplitude  articular, com ganho de mobilidade torácica.  A redução das incapacidades funcionais do paciente, verificadas através da escala de percentual do Índice de Incapacidade Lombar de Oswestry apresentou melhora significativa antes e após o tratamento, confirmando sua eficácia. Ao analisar a relação entre o Índice Funcional de Oswestry e a escala Visual Analógica, observou-se  melhora gradativa do quadro de dor e melhora da função, comprovando que estas estavam diretamente relacionadas nesse caso.

O tratamento da dor e disfunção lombar envolve equipe multidisciplinar, incluindo médico, fisioterapeuta e psicólogo, tendo como proposta geral, controlar o quadro álgico e a promoção do bem-estar e do retorno às atividades funcionais do indivíduo. A fisioterapia dispõe de diversos  recursos terapêuticos que auxiliam na promoção do alívio sintomático da dor e na reabilitação destes pacientes. Pode-se concluir que o protocolo proposto atendeu as principais necessidades e sintomas crônicos do paciente em estudo, pois apresentou influência significativa na melhora do quadro de lombalgia.


Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário