terça-feira, 11 de junho de 2019

Osteopatia no Tratamento de Hérnia de Disco Lombar


>






A coluna vertebral é composta de vértebras e discos intervertebrais – que tem como função amortecer o impacto entre essas vértebras. A hérnia de disco ocorre quando este disco cartilaginoso e elástico se rompe, gerando uma inflamação que compromete as estruturas no canal vertebral (vasos e nervos). As Hérnias de disco lombares são as mais comuns e podem ser divididas em diferentes locais. Normalmente, existe um comprometimento do nervo ciático, o que gera sintomas de dor e formigamento nas pernas e nos pés.

CAUSAS DA HÉRNIA LOMBAR

No caso da hérnia lombar, há vários factores que podem influenciar o seu aparecimento:

  • traumatismos e acidentes;
    litrabalhos físicos forçados e realizados incorrectamente, como empurrar, puxar e levantar;
  • alterações posturais, nomeadamente desalinhamento da curva lombar, o que desequilibra a pressão exercida sobre as vértebras;
  • hipermobilidade lombar, devido a fixações da pélvis, da torácica ou do membro inferior;
  • diminuição do controlo abdominal, que impede uma relação lombo-pélvica saudável.

    SINAIS E SINTOMAS

    Dependendo do seu tamanho e localização, a hérnia pode ou não alcançar outros tecidos: o ligamento vertebral ou as raízes nervosas que saem pelos espaços entre as vértebras. Conforme isso acontece, pode ser totalmente assintomática ou causar diferente tipo de dor (lombar e/ou dor irradiada para a perna) e sintomatologia (formigueiros e falta de força na perna). A verdadeira dor resultante de hérnia lombar aumenta com a tosse, espirro e na posição sentada e inclinada à frente.

  • OSTEOPATIA

    Uma forma eficaz de tratamento é a Osteopatia. A técnica, aplicada pelo fisioterapeuta osteopata, busca organizar toda a coluna e identificar os locais que não estão realizando suas funções adequadas no corpo. Os problemas podem ocorrer por diversos motivos, como cicatrizes, problemas nas vísceras e até nos pés. Equilibrando essas disfunções, muitas vezes é possível interromper a sobrecarga no local da dor – ou seja, a dor da hérnia de disco já será atenuada pelo reequilíbrio de outras áreas que estão sendo afetadas e causando sofrimento do corpo. Além disso, é possível realizar manobras diretamente no local da hérnia resultando na diminuição ou no fim dos sintomas.

    Para identificar o tratamento mais adequado é preciso avaliar o tamanho da hérnia, seu posicionamento e como o corpo do paciente reage aos testes específicos, desta forma temos maiores chances de sucesso no tratamento. O diagnóstico osteopático busca os locais que estão gerando a sobrecarga naquele disco, possibilitando a capacidade do corpo de se auto curar, enquanto a maioria dos tratamentos para hérnia discal foca somente nos sintomas locais na coluna e o paciente continua com as dores constantes.

    A Osteopatia melhora a mecânica da sua coluna, elimina as fixações e devolve a mobilidade normal à lombar, trabalha a tensão dos tecidos e dos órgãos internos e restabelece o equilíbrio neuromuscular.Aposte na Osteopatia no tratamento de Hérnia de Disco Lombar

    DICA PARA PROFISSIONAIS:

    Tenha grandes resultados como tratamento de Fisioterapia na Hérnia de Disco Lombar. Esse curso é sensacional. Saiba mais sobre o Curso Aprenda a Tratar Lombalgias.

    Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário