quarta-feira, 27 de março de 2019

Osteopatia para praticantes de Corrida


>






A osteopatia é uma técnica de terapia manual que visa o equilíbrio do corpo, considerando-o como um todo. Na osteopatia, enxergamos o corpo como uma coisa inteira, não o separamos em musculatura esquelética, sistema digestivo, cardiovascular, respiratório etc.

A principal diferença entre a osteopatia e outros tratamentos similares é que ela não só alivia o problema, como o elimina, pois age no foco da dor. Isso é feito por meio de liberação miofascial, correção dos captores posturais, desbloqueios articulares e outras técnicas.

Corrida é um esporte de alto impacto. Não é incomum que o osso navicular 'desça' por conta desse impacto, assim causando uma fascite plantar e uma sobrecarga no pé. O osteopata é capaz de reposicionar essa baixa do navicular antes que surja essa inflamação na planta do pé.

Grande parte dos incômodos ocorre porque os tecidos dos pés estão desalinhados ou contraídos. A liberação miofascial, realizada com toques suaves e não pressionados, vai proporcionar uma maior fluidez aos tecidos que recobrem a musculatura e os ossos dos pés. A fáscia é tocada de modo que possa se distender e relaxar, aliviando os músculos. É interessante acrescentar que o pé pode ser trabalhado em sua totalidade ou não – isso depende do ponto de origem do desconforto.

Um outro exemplo da osteopatia sendo utilizado para praticantes de corrida é que sofrem com estiramentos no posterior da coxa, isso se dá por conta de um desequilíbrio na movimentação da pelve. A gente consegue corrigir essa movimentação antes de surgir a lesão.

A correção de desvios também é indicada para solucionar inflamações ou lesões mais graves. Nesses casos, os músculos dos pés são tocados em pontos estratégicos e alinhados corretamente. Assim, garante-se que a estrutura óssea e muscular não se contraia ou se torne rígida novamente após o relaxamento. Se você sofre de dor nos pés, procure um especialista em osteopatia para encontrar a raiz do problema e eliminá-lo de vez. Isso certamente vai garantir mais conforto durante o exercício e também em seu dia a dia.

Curso Online Correr Sem Lesão

Torne-se um entendedor de prevenção de lesões com o Curso Online Correr Sem Lesão. Clique aqui e saiba mais.


Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário