segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Osteopatia na Artrose do Quadril


>




 


A artrose ocorre devido à carga excessiva sobre esta articulação, muitas vezes causada por adaptações posturais geradas pelo próprio corpo em decorrência de outras lesões ou posturas viciosas. Geralmente as queixas atreladas a artrose de quadril são mencionadas como: dores inguinais (virilha); ao lado do quadril; semelhante a uma ciática; dores na coxa; joelho; e região pélvica. Tais sintomas normalmente são associados ao movimento e diminuem com repouso, normalmente nota-se uma tendência do membro inferior se adaptar em rotação externa.

A osteopatia é uma importante alternativa para a artrose no quadril. Ela é um método que age como meio de diagnóstico e tratamento, que utiliza recursos manuais (ou seja, utilizando as mãos como instrumento de trabalho) para uma abordagem terapêutica do corpo e suas dores. A filosofia da osteopatia está fundamentada em um conhecimento profundo de anatomia e fisiologia humana.



O tratamento através dela permite o reequilíbrio das funções do organismo e do funcionamento do corpo.  A osteopatia sempre a correção da lesão primária que está gerando a sobrecarga no quadril, a manutenção da integridade articular, a redução do quadro doloroso, aumento da mobilidade articular, relaxamento das estruturas tensas, prover integridade circulatória local e por fim corrigir as deformidades impostas pelo quadro. É sempre aconselhável que o tratamento conservador seja a primeira escolha, pois toda cirurgia tem seu risco e os resultados integrando Fisioterapia e Osteopatia são satisfatórios.

Entretanto, quando a cirurgia se torna a opção de escolha é importante se ter em mente que o problema do desgaste será solucionado, porém como vimos anteriormente o corpo irá se adaptar e poderá comprometer outras estruturas, tornando a Osteopatia essencial também no pós-operatório.

Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário