sexta-feira, 27 de julho de 2018

Indicações para a Osteopatia em bebês


>







Você sabia que os recém nascidos podem ser tratados com a Osteopatia?

Osteopatia é uma medicina manual, cujo principal objetivo é resolver/corrigir as alterações músculo-esqueléticas apresentadas no pós parto e durante o crescimento do bebé, para que mais tarde, na idade escolar, adolescência e idade adulta, não surjam consequências ou compensações maiores.

O maior trauma músculo-esquelético acontece no parto; por vezes os partos muito longos, difíceis, muito rápidos, com recurso a fórceps ou ventosas, bem como a cesariana, deixam compressões ou restrições no corpo e crânio do bebé que, se não forem corrigidas, fazem com que o sistema músculo-esquelética procure compensações e alterações mecânicas que podem persistir e apresentarem-se através de diversas sintomatologias ao longo da vida.

O uso da Osteopatia em bebês é muito difundido na Europa, sobretudo, no tratamento de cólicas e constipações, refluxo gastroesofágico, torcicolo congênito, otites, dificuldades de sucção, assimetrias cranianas, alterações no sono etc. Para se ter ideia, em alguns países do 'velho mundo', o osteopata faz parte da equipe multidisciplinar, que atende às gestantes e os bebês, ao lado do obstetra e do pediatra. 

Alguns sintomas pós-parto podem indicar que a criança é uma candidata a passar pela avaliação minuciosa de um osteopata:

  • Irritabilidade e choro em excesso;
  • Sono perturbado e/ou insônia;
  • Dificuldade de sucção no momento da amamentação;
  • Muita cólica;
  • Refluxo constante;
  • Flatulência além do comum, entre outros indícios.

A avaliação osteopática deve ser completa, examinando a respiração, os reflexos e os movimentos da criança. Assim, o profissional poderá verificar disfunções nos tecidos e na mobilidade.

Se o seu bebê chora constantemente, não dorme bem, tem cólicas, problemas alimentares, respiratórios entre outros sinais, pode ser o caso de procurar um profissional para realizar uma avaliação e verificar o que pode estar havendo de errado, embora aparentemente possa "estar tudo normal" a avaliação de um Osteopata pode identificar disfunções importantes que influenciem na qualidade de vida e na saúde do seu filho.

O tratamento Osteopático é muito sutil, respeita o corpo e permite o reestabelecimento do equilíbrio e o poder de alto cura.

Lembrando que ele não substitui o tratamento médico, juntos podem ser fortes aliados, garantindo um uma otimização no desenvolvimento dos pacientes pediátricos.




Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário