segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Fortalecimento do Core após tratamento de Osteopatia


>




http://besttrainersclub.com.br/wp-content/uploads/2015/11/core.jpg

Através da Osteopatia, o profissional utiliza a terapia manual e um sistema de avaliação americano que permite detectar e tratar áreas afetadas do corpo (também muito utilizado na Europa). Técnicas de mobilizações e manipulações agem sobre estruturas do corpo como músculos, ligamentos, nervos, articulações e órgãos. Normalmente estes problemas são maiores na coluna vertebral, onde o "osteopata consegue através das mãos e sem cirurgia, recolocar as vértebras na sua posição anatômica.

A frequência do tratamento varia de acordo com cada paciente, pois depende da quantidade de correções que necessitam ser feitas e principalmente da capacidade do organismo do paciente de se adaptar e reagir com as manipulações corretivas, já que um importante principio da Osteopatia é respeitar a capacidade de auto cura do corpo.

Uma vez ocorrendo a auto cura que o Osteopata promove, é preciso evitar que não haja a volta do estado que o paciente procurou o osteopata no primeiro momento. Nos problemas na coluna, a gente sabe que o fortalecimento do Core é o ponto chave para a prevenção de patologia.

A coluna vertebral possui diversos músculos com diferentes funções, entre eles estão os músculos estabilizadores dos segmentos da coluna, que possuem características particulares de antecipação, assim agem em conjunto proporcionando estabilidade e proteção as estruturas vertebrais impedindo qualquer sobrecarga a coluna.

O core é um "cinturão de músculos", a estrutura, que fica na linha da coluna lombar/ao redor do tronco, é composta por 29 músculos que dão suporte e estabilidade ao abdômen, pélvis e bacia, sendo que os principais são: os abdominais, os lombares, os oblíquos e os glúteos.

O fortalecimento da região do CORE aumenta a resistência às oscilações vertebrais o que ajuda a "firmar" a vértebra em uma posição de maior estabilidade, mais difícil de se movimentar mediante solicitações ambientais.

Vou te apresentar um breve guia ilustrado. Nele, você irá encontrar mais de 150 exercícios para para proteger seu Core, de todas as formas, tronco, costas, abdômen e peitoral,Membros Superiores e Inferiores, reforçando e protegendo peitoral, tríceps, bíceps, coxas, adutores, abdutores panturrilhas joelhos, quadris e tornozelos. Este guia é parte integrada dos demais volumes Exercícios e Fisioterapia, onde você encontrará exercícios para, com diversos implementos como: Faixa Elástica, bola, Foam Roller e Peso do Corpo. Além das instruções detalhadas, você encontrará links para vídeos demonstrativos de todos os vídeos.




É uma ótima oportunidade de ter exercícios fundamentais para ajudar no trabalho do CORE!

 

Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário