quarta-feira, 22 de abril de 2015

O milagre dos estalos!


>





imagem texto 17

Uma prática muito comum, principalmente quando se busca obter alívio imediato de desconfortos na coluna, é o estalo. Constantemente ouvimos alguém dizer "preciso colocar a minha coluna no lugar" ou "você pode estalar a minha coluna?". Mas o que vem a ser isso? Existem várias dúvidas sobre as causas do estalo e os pesquisadores ainda buscam respostas.

Dentro da articulação existe uma substância lubrificante chamada líquido sinovial. Quando estalamos, promovemos o deslocamento deste líquido. Como sua composição contém gases, alguns pesquisadores acreditam que o barulho se deva a este deslocamento. Outros acreditam que o movimento dos ligamentos sobre as superfícies ósseas seja o responsável pelo som.

Os desconfortos geralmente são causados por tensões musculares que vão alterando o posicionamento articular. Os músculos tensos tendem a puxar a articulação e os outros tendem a deixar que isto aconteça. O ajuste manual, realizado por um profissional apto, posiciona a articulação, promovendo relaxamento muscular e alívio imediato. Entretanto, se houver tensão muscular novamente, o problema se repetirá. E aí você vai correndo pedir pra alguém te estalar!

Fortalecendo os músculos fracos e alongando os encurtados, evitamos as tensões. Assim damos a eles capacidade para gerar força e estabilizar as articulações. O trabalho muscular é necessário para manter o posicionamento obtido pelo ajuste manual, seja ele chamado estalo, quiropraxia, osteopatia, terapia manual, etc.

Vale ressaltar que as manobras na região cervical são muito perigosas. A artéria vertebral passa ao lado das vértebras cervicais e sobe ao crânio, dando origem a outras artérias, que levarão oxigênio ao cérebro. Sendo assim, um erro ao manipular uma vértebra cervical pode ser fatal.

Procure sempre um profissional capacitado a realizar manipulações vertebrais e não deixe de malhar para manter o posicionamento articular adequado.

Fica a dica!

Fonte


Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário