sexta-feira, 5 de julho de 2013

Reconhecimento da Osteopatia é tema de debate na Câmara


>





A Comissão de Seguridade Social e Família promove hoje, às 9h30, no Plenário 7, audiência pública com o tema: "O reconhecimento da Osteopatia como um ramo específico de cuidado à saúde". O debate foi proposto pelo deputado Walter Feldman (PSDB-SP).

A Osteopatia procura identificar distúrbios a partir da análise do corpo humano na íntegra. Fundamenta-se no conceito de que todas as partes e sistemas do organismo humano funcionam de maneira integrada e busca compreender a dinâmica da doença no contexto global de existência dos indivíduos.

"Há tempos luta-se pelo reconhecimento da Osteopatia, já consagrada na preservação da saúde do ser humano. É um método relativamente recente, que apresenta técnicas próprias e possui características suficientes para possuir regulamentação própria", defende Feldman.

Segundo o parlamentar, a Organização Mundial da Saúde (OMS), preocupada com a qualificação de osteopatas, já sugeriu critérios mínimos para a formação, única e exclusiva desses profissionais, que devem servir como referência às autoridades nacionais que desejem estabelecer um sistema de treinamento, avaliação e suporte para a prática da Osteopatia qualificada.

"A Osteopatia é um ramo do cuidado à saúde de natureza complementar, alternativa, natural e terapêutica. Apresenta-se como um novo sistema de cuidados da saúde humana, de âmbito primário, ou seja, independente de qualquer outro tratamento prévio", afirma o deputado.

Foram convidados:
- o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz D'ávila;
- o presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), Roberto Mattar Cepeda; e
- a presidente do Registro Brasileiro de Osteopatas, Ana Paula Ferreira.



Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Outros Posts de Terapia Manual


    Receba no seu Email: